29 de maio de 2018 | Documentação

Quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento imobiliário?

O financiamento tem sido a forma mais fácil de deixar o aluguel para trás, mas é também uma das etapas mais burocráticas do processo de compra de um imóvel.

É preciso atenção, porque a aprovação pode demorar mais do que o esperado e atrapalhar o negócio. Por isso, saber quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento é fundamental para o seu planejamento. Veja o tempo médio deste processo e o que fazer para agilizá-lo.

Mas afinal, quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento?

De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), o tempo médio de liberação é de 40 dias.

A Caixa Econômica Federal, que responde por 70% do total de financiamentos, costuma pedir 10 dias de prazo. Na prática, entretanto, pode levar até 3 meses nos casos extremos. De uma forma geral, no entanto, o banco tende a ser um dos mais rápidos.

Por isso, é bom ficar atento. A demora pode indicar problemas na documentação, como envio de documentos errados, problemas no CPF, na liberação do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) ou falha na entrega da declaração do Imposto de Renda.

O que pode influenciar no tempo de liberação?

A verdade é que o processo de aprovação de um financiamento depende de vários fatores. Os problemas na documentação são os mais comuns, mas não são os únicos.

O procedimento fica lento, por exemplo, quando é necessário repassar a dívida entre a construtora e o banco ou entre instituições financeiras.

Outra situação é quando o comprador opta por financiar o imóvel em uma instituição financeira diferente daquela em que pagou as parcelas durante a fase da obra.

Nesse caso, o próprio banco que financiou a obra pode criar obstáculos para forçar o comprador a desistir de migrar a dívida.

Por outro lado, pode haver exigência de documentação adicional ou mesmo falta de pessoal na instituição. Ainda que não exista uma sazonalidade, a demanda aumenta quando a economia está aquecida.

Como todo o processo de liberação é feito na base da análise, não havendo nenhuma etapa automática, é preciso um contingente maior de funcionários para dar conta de todas as solicitações.

O próprio uso do FGTS também pode acabar aumentando o prazo, já que ele também precisa ser liberado pela Caixa – o que, por si só, já é outro processo.

Como tentar acelerar o processo

O comprador, no entanto, pode fazer a sua parte para tentar agilizar o processo.

Ao pensar em quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento procure reunir todos os documentos necessários com antecedência. Deixe pendentes apenas os que dependem da entrega do imóvel.

Procure antecipar situações em que possa haver necessidade de documentos adicionais. É o caso da inclusão da renda de parentes, por exemplo, ou quando um dos compradores não mora na cidade.

Para isso, procure pedir o máximo possível de informações ao banco, explicando bem como é o seu caso.

Lembre-se que todas as informações fornecidas devem ser precisas e verdadeiras. Qualquer erro pode fazer com que todo o processamento tenha que ser refeito.

O que pode impedir seu financiamento no Minha Casa Minha Vida?

O Programa Minha Casa Minha Vida tem sido uma das melhores formas de comprar a casa própria.

No entanto, alguns fatores podem ser restritivos ou desclassificar o interessado no programa.

Veja o que pode impedir seu financiamento no Minha Casa Minha Vida:

Possuir renda acima do valor limite estabelecido pelas faixas, ou seja, superior a R$ 9 mil;

Demora na entrega da documentação em tempo hábil;

Fornecer informações falsas ou incorretas;

Possuir dívida vinculada ao CPF ou estar inscrito em órgãos de proteção ao crédito;

Já ter recebido qualquer benefício de moradia do governo, participado de programas de arrendamento residencial ou estar incluído no Cadastro Nacional de Mutuários ou no Cadastro de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal.

Já sabe quanto tempo demora para um banco aprovar um financiamento? Então aproveite estas dicas para se organizar e tentar agilizar o processo!

Ainda ficou alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe sua opinião aqui nos comentários!

admin

12 de setembro de 2021 | Dicas de Compra

Conceito ESG

Uma prática EPH

Todo começo de mês traz suas reflexões: quanto você planejou e quanto ainda  vai executar nos próximos 4 meses que encerram o ano? Para nós, planejamento é algo que precisa sair do papel. O conceito ESG, por exemplo, tem ganhado destaque nos últimos anos e tem engajado empresas. ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente. Isso porque construímos hoje o futuro que deixaremos para nossos filhos amanhã. Ter consciência é o primeiro passo, implementar ações por um mundo sustentável é imediato para nós. 

A EPH busca construir empreendimentos mais eficientes, confortáveis e com menor impacto ambiental – que são as consequências naturais da aplicação da metodologia BIM.

BIM é uma ferramenta feita para olhar para além da modelagem 3D em um projeto, com ela temos um enorme potencial para se obter vantagens em termos de sustentabilidade, porque entre outras coisas ela minimiza o desperdício de materiais e resíduos desnecessários. 

A #EPH tem orgulho em construir hoje o seu amanhã.

 

Ler mais navigate_next

24 de agosto de 2021 | Dicas de Compra

EPHDECORA: Vasos suspensos

Chega de furos no teto e paredes

Se você é da turma que se tornou o que mais temia: “um apreciador de plantas” esse post é pra você.

Além de decorar o ambiente, elas têm o poder de renovar as energias da casa. Deixar tudo mais bonito é só uma consequência. 

Porém, quem mora em apartamento sabe que às vezes é difícil encontrar lugar para elas e os furos nas paredes e no teto também podem ser um problema. Por isso, o #EPHDECORA de hoje preparou uma galeria com 7 dicas e idéias em vasos suspensos para garantir que você decore a sua casa sem dificuldades. Confira!

 

Ler mais navigate_next

22 de julho de 2021 | Dicas de Compra

EPH Decora: Cozinha Pequena

É um problema? Claro que não e temos a solução.

Seu sonho não termina na conquista da casa própria, nesse momento ele está começando, e a #EPHDECORA te ajuda com dicas de decoração úteis e práticas para te ajudar. Você sabia que escolher bem os móveis e os objetos que compõem o lar é fundamental para o bem-estar da sua família? Decorar uma cozinha, especialmente as pequenas, é um desafio.

Afinal, o ambiente possui eletrodomésticos que por si só ocupam bastante espaço. Além disso, o cômodo necessita ser muito bem aproveitado, senão fatalmente você sentirá falta de espaço.

A boa notícia é que, com alguns truques simples, é possível ter uma cozinha pequena bonita, organizada e aconchegante. Para isso, é essencial utilizar o espaço como um todo — incluindo o teto.

Se não sabe por onde começar, fique tranquilo! Confira as dicas que a #EPHDECORA preparou pra você. 

 

Ler mais navigate_next