2 de maio de 2018 | Estilo de Vida

Dicas de economia doméstica.

Dicas de economia doméstica começam com um bom controle financeiro

Você já reparou como existem meses em que a conta não fecha de jeito nenhum? E você tem certeza que não fez nada além do “script” de todo mês. Muito provavelmente o problema está na soma de gastos irrelevantes do dia a dia, cujas pequenas variações podem significar uma grande diferença no final. No entanto, mudando alguns hábitos é possível esticar o orçamento. Conheça e coloque em prática essas dicas de economia doméstica e veja como tornar sua casa muito mais econômica.

Dicas de economia doméstica começam com um bom controle financeiro

Primeiro é preciso compreender que ter um controle financeiro é essencial para que as dicas de economia doméstica surtam o efeito desejado. Pense na casa como uma empresa, com entrada de receita (os salários) e despesas (contas de luz, telefone, aluguel, etc.).

Tudo deve ser anotado, tanto as entradas quanto as saídas. Este controle financeiro pode ser feito através de planilhas no computador, aplicativos ou anotações em caderno.

Esse “livro caixa” servirá também para você perceber o quanto seus esforços estão dando certo. Basta verificar os valores de um mês para o outro ou comparar a média dos últimos 3 meses.

Economizando na água consumida

Nada de banho demorado. Por mais gostoso que esteja, procure dar conta do recado em 10 minutos, no máximo. Além de economizar água, você contribui para a sustentabilidade do planeta. Ainda no banho, evite escovar os dentes, já que o chuveiro gasta mais água do que a torneira rápida da pia. E aproveite para fazer xixi e economizar na descarga.

Reutilize a água da máquina de lavar roupa para lavar chão, quintal e até dar descarga no vaso. Regue o jardim apenas uma vez, à noite, para deixar as plantas mais fresquinhas. Utilize as lavadoras de roupas e louças com sua capacidade máxima. Evite colocar poucas peças de cada vez.

Evite usar a mangueira para lavar o carro. A cada 6 baldes são economizados 150 litros de água por lavagem. Verifique todas as torneiras e canos em busca de pequenos vazamentos. Eles também fazem o hidrômetro girar.

Economia doméstica na conta de luz

Reduzir o consumo de energia elétrica é uma ótima saída para diminuir os gastos em casa. Além de ser uma conta bastante significativa no orçamento, é mais fácil do que parece.

Ao reduzir o tempo do banho, por exemplo, quem tem chuveiro elétrico também estará economizando na luz. Mantê-lo na posição verão também reduz o consumo de energia e é melhor para a saúde do que banhos muito quentes.

Comece se certificando de que todos os cômodos vazios estejam sempre apagados. Tire todos os aparelhos eletrônicos sem uso da tomada. Aparelhos em stand-by gastam 12% da energia de uma casa.

Desligue o monitor do computador quando não estiver usando e feche sempre a tampa do notebook. Acumule e passe todas as roupas de uma só vez. Evite deixar a porta da geladeira aberta.

E não esqueça de trocar as lâmpadas da casa pelas de LED, muito mais econômicas e duráveis.

Lazer na rua também influencia na economia doméstica

Várias atitudes também fora de casa podem contribuir para o saldo positivo no final do mês. Passe a cozinhar mais em casa, por exemplo. Ainda que ir a restaurantes seja uma delícia, preparar seus pratos favoritos pode ser ainda mais prazeroso, saudável – e econômico. Ao escolher seus próprios ingredientes e forma de preparo, você evita cair em tentações e tem opções mais saudáveis.

Crie critérios para seus programas. Dê preferência às saídas caseiras com os amigos, reuniões onde cada um contribui com um prato ou bebida. Sai bem mais em conta do que as despesas na rua.

Economize na hora das compras

Há várias formas de aumentar sua economia na hora das compras. Faça uma lista do que está faltando – e seja fiel a ela. Resista à tentação de comprar itens desnecessários e gastar demais. Evite também ir ao supermercado com pressa ou com fome. Na pressa, você não pesquisa os melhores preços, e, com fome, dá vontade de comprar tudo.

Por outro lado, procure os atacados, onde as condições de preço são bem melhores. Em vez de ir várias vezes por semana no mercado, vá uma vez por mês e faça uma compra maior.

Como os atacados só vendem em grandes quantidades, o valor unitário dos itens cai bastante. O preço final da compra também. Se a família é pequena, divida as compras com um amigo ou parente.

De olho no telefone e na TV a cabo

Hoje em dia, pouquíssimas pessoas têm telefone fixo. Considere a possibilidade de cortar de vez a linha e reduzir uma conta. Faça o mesmo com a TV a cabo. Se você só assiste canais abertos, pagar a operadora de TV pode ser um desperdício.

Reduza também a conta do celular. Se ela é pós-paga, pode ser que esteja pagando por serviços que não usa. Avalie a possibilidade de entrar para uma conta controle ou pré-paga, que costuma ter pacotes de Internet generosos e em conta. E invista nos aplicativos, como Skype e WhatsApp.

Economize também nas pequenas coisas, evitando desperdícios. Só coloque o necessário nas refeições, evite gastar papel, detergente e produtos em demasia.

Mas não esqueça: para que estas dicas tenham efeito, é preciso comprometimento com suas metas. Chame a família, converse com todos, coloque tudo por escrito se for preciso. Mantendo o foco na economia doméstica seu orçamento vai multiplicar!

Quer saber mais sobre economia doméstica? Baixe gratuitamente nosso ebook “Como sair das dívidas” e comece a redefinir a sua vida financeira!

admin

12 de setembro de 2021 | Dicas de Compra

Conceito ESG

Uma prática EPH

Todo começo de mês traz suas reflexões: quanto você planejou e quanto ainda  vai executar nos próximos 4 meses que encerram o ano? Para nós, planejamento é algo que precisa sair do papel. O conceito ESG, por exemplo, tem ganhado destaque nos últimos anos e tem engajado empresas. ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente. Isso porque construímos hoje o futuro que deixaremos para nossos filhos amanhã. Ter consciência é o primeiro passo, implementar ações por um mundo sustentável é imediato para nós. 

A EPH busca construir empreendimentos mais eficientes, confortáveis e com menor impacto ambiental – que são as consequências naturais da aplicação da metodologia BIM.

BIM é uma ferramenta feita para olhar para além da modelagem 3D em um projeto, com ela temos um enorme potencial para se obter vantagens em termos de sustentabilidade, porque entre outras coisas ela minimiza o desperdício de materiais e resíduos desnecessários. 

A #EPH tem orgulho em construir hoje o seu amanhã.

 

Ler mais navigate_next

24 de agosto de 2021 | Dicas de Compra

EPHDECORA: Vasos suspensos

Chega de furos no teto e paredes

Se você é da turma que se tornou o que mais temia: “um apreciador de plantas” esse post é pra você.

Além de decorar o ambiente, elas têm o poder de renovar as energias da casa. Deixar tudo mais bonito é só uma consequência. 

Porém, quem mora em apartamento sabe que às vezes é difícil encontrar lugar para elas e os furos nas paredes e no teto também podem ser um problema. Por isso, o #EPHDECORA de hoje preparou uma galeria com 7 dicas e idéias em vasos suspensos para garantir que você decore a sua casa sem dificuldades. Confira!

 

Ler mais navigate_next

22 de julho de 2021 | Dicas de Compra

EPH Decora: Cozinha Pequena

É um problema? Claro que não e temos a solução.

Seu sonho não termina na conquista da casa própria, nesse momento ele está começando, e a #EPHDECORA te ajuda com dicas de decoração úteis e práticas para te ajudar. Você sabia que escolher bem os móveis e os objetos que compõem o lar é fundamental para o bem-estar da sua família? Decorar uma cozinha, especialmente as pequenas, é um desafio.

Afinal, o ambiente possui eletrodomésticos que por si só ocupam bastante espaço. Além disso, o cômodo necessita ser muito bem aproveitado, senão fatalmente você sentirá falta de espaço.

A boa notícia é que, com alguns truques simples, é possível ter uma cozinha pequena bonita, organizada e aconchegante. Para isso, é essencial utilizar o espaço como um todo — incluindo o teto.

Se não sabe por onde começar, fique tranquilo! Confira as dicas que a #EPHDECORA preparou pra você. 

 

Ler mais navigate_next