18 de novembro de 2022 | EPH Expert

Fique por dentro: Aluguel com tecnologia x Serviços que revolucionam a forma de morar

 

 

O jeito de morar, já não é mais o mesmo. As mudanças de como as pessoas vivem já começaram, especialmente com o público mais jovem, e neste momento serão movidas para duas grandes tendências: locação e serviços. O que já havia chegado ao setor com a primeira leva de startups para o momento de aluguel e da compra de imóvel , agora avança sobre a fronteira das facilidades que cercam a moradia.

 

Automaticamente a casa começa a se transformar em um canal organizado para venda de produtos e serviços de toda sorte, assim, deixando tudo nas mãos de seus moradores. Devido a liberdade que o aluguel permite, como maior mobilidade ao longo da vida, já está mexendo muito com os preços do mercado e começa a concentrar os investimentos do setor. 

 

Segundo o Índice FipeZap+, recentemente publicado pela EXAME, mostrando que nos últimos 12 meses até agosto o valor do aluguel teve uma alta média superior a 15% no Brasil, antes 6% de aumento médio no valor do imóvel.

 

Crescimento no mercado de locação

 

Novas empresas estão surgindo e sendo criadas para explorar as possibilidades inéditas do aluguel, como a HOUSI, e outras estão estabelecendo suas bases no país, a exemplo da americana Greystar.

 

É inevitável olhar em volta e não enxergar como o mercado de locação tem crescido no Brasil. E não só pela busca dos consumidores por flexibilidade e por uma necessidade menor de posse do imovel. A projeção é que o aluguel, como fonte de renda, atraia cada vez mais investidores especializados, em um cenário em que a taxa de juro deve entrar em declínio e a inflação deve ficar sob controle.

 

Potencial

 

Em comparação aos Estados Unidos e aos países da Europa, o Brasil ainda tem espaço para explorar aluguel.

 

 

Em 2020, a Housi chegou a tentar o IPO. O que mudou de lá para cá no negócio?

 

Na pré-pandemia, a gente operava os compactos, pensando na gestão do aluguel, com serviços. Fazer a gestão do aluguel, que era a ideia original da Housi, se transformou em apenas mais uma das receitas, hoje com cerca de 12% do total. Agora temos empresas gigantes que ligam as soluções nos empreendimentos: Rappi, iFood, Unilever, Petz, Magazine Luiza e muitas outras. Colocamos carro por assinatura, adega, mercado, água, serviços para pet, lavanderia, sistema de segurança, wi-fi, conexão, Netflix, carregador de carros elétricos e até cartório.

 

 

O que mais oferecemos para o parceiro incorporador?

 

Partindo agora para ser uma fonte de escala e, indiretamente, de funding. O incorporador que for Housi já terá diversas preocupações, tanto na estrutura do empreendimento com energia limpa, como no uso de materiais. Os pequenos não conseguem ter essa estrutura ESG. Então nós fornecemos as soluções e os modelos.

 

Por exemplo, no ano que vem já sabemos que seremos os maiores compradores de elevadores do Brasil, pelo volume de empreendimentos com a bandeira Housi que vão subir. Estamos fazendo uma espécie de compra coletiva. Vale para tudo que é replicável, como cerâmica, louças e metais. Estamos fazendo até materiais exclusivos Housi. A próxima fronteira será negociar com grandes cimenteiras e fornecedores de aço. Por que não? É uma escala nacional que nenhuma construtora conseguiu.

 

E qual será a próxima fronteira da moradia?

 

Meu sonho é a moradia custo zero. Tudo vai migrar para dentro da casa das pessoas. Haverá uma receita jamais imaginada de mídia, de consumo, de e-commerce, e a moradia vai ficar com custo irrelevante. Então, ela vai ser infinitamente melhor, com mais serviços, e mais barata. A moradia será um meio. Obviamente faltam muitos passos para chegar lá. Mas a visão é essa. 

 

Incorporadoras serão seus clientes ou vão criar suas próprias soluções?

 

Elas poderão tentar, mas terão o desafio da escala. Os gigantes do setor fazem quantos empreendimentos por ano? De 20 a 30 prédios. É pouco para você agregar à indústria. Por que um Magalu vai ter o trabalho de falar e gerir algo desse tamanho? Hoje uma incorporadora não consegue ter o número de programadores que nós temos. São quase 100. Por isso entendo que o modelo é totalmente colaborativo e cooperativo. Cada um na sua especialidade. Um entende tudo de tijolo, engenharia, projeto, compra de terreno e aprovação. Ele não precisa entender de software. Já estamos com algumas grandes marcas: Moura Dubeux, Tenda, Plano & Plano, tudo de modelo econômico. Esse é um desenho também que independe da faixa de renda. Temos hoje cerca de 100 empresas parceiras e mais

 

Housi junto com empresas parceiras

 

A Housi é uma empreitada nova, criada em 2019, e tem uma receita de 100 milhões de reais estimada para 2022. O negócio nasceu para ser o braço de gestão residencial da Vitacon, como a Luggo é para a MRV, mas mudou completamente em 2020. De lá para cá, a Housi não tem um único ativo próprio. A busca por facilidades do dia a dia abriu oportunidades para novos negócios, e a empresa se especializou em conectar incorporadoras no Brasil inteiro a moradores e grandes empresas.

 

 

Renault, Magazine Luiza, Rappi, iFood, Unilever, Petz e um total de mais de 100 empresas parceiras estão conectadas com a Housi, que pluga as ofertas de serviços e produtos aos condomínios. Precisa de uma furadeira? O Magalu aluga por 8 reais por três dias. Precisa de um carro para viajar? A Renault fornece automóveis. Limpeza? Manutenção? Bicicleta? Comida para o cachorro? Água? Vinho? Sorvete? Refeição saudável? Cartório? Chinelo? Tudo está à disposição com alguns cliques no aplicativo da Housi.

 

Housi, sua casa on demand.

 

 

Ler mais navigate_next

1 de novembro de 2022 | Dicas de Decoração

EPH Insp: 3 dicas para organizar sua cozinha

Cozinha pequena e bagunça não combina

Se você mora em uma casa ou apartamento cuja cozinha é pequena, vai adorar as dicas de organização para cozinhas pequenas que a #EPH separou para você. Já que o ano começou e você está cheia de vontade de fazer tudo acontecer, aproveita e investe energia na organização do seu dia-a-dia.

 

  • Armários Planejados

A primeira dica é provavelmente a mais óbvia, mas um bom planejamento dos armários da cozinha vai permitir que você otimize o espaço e aproveite-o na sua totalidade. Além de diversas idéias criativas e inteligentes para deixar o mais funcional possível. 

O mesmo nem sempre acontece com móveis modulados, uma vez que são peças pré-fabricadas e que nem sempre serão capazes de atender as necessidades da sua cozinha pequena, qual o resultado disso? Espaços mal aproveitados e perda de dinheiro.

Atenção aos mínimos detalhes, um gavetei

 

  • Parede Porta Tudo

Nem sempre é possível investir em móveis planejados, se esse é seu caso, uma outra dica inteligente é: aproveite as paredes. Como assim?

Que tal instalar um painel do tipo pegboard na parede para organizar suas panelas mais bonitas e utensílios de cozinha diversos. O mais legal é que se trata de uma solução que ajuda você a organizar a cozinha e ainda deixa o espaço mais bonito!

 

  • Organize a Despensa

Comece organizando a despensa: retire todos os alimentos abertos das embalagens originais e organize tudo em potes transparentes, que facilitam a visualização.

Essa dica é ótima porque você pode até empilhar alguns desses potes de modo a aproveitar melhor o espaço vertical do armário, sem falar que tudo fica esteticamente mais bonito e organizado assim. Aproveite para nomear tudo, isso ajuda a encontrar mais fácil o que precisa, uma vez que jogamos fora todas as embalagens, para você não ficar perdida.

Essas são as dicas da #EPH para você se inspirar e organizar melhor, gostou? Compartilha!

Ler mais navigate_next

27 de outubro de 2022 | Dicas de Decoração

DICAS DE DECORAÇÃO PARA SUA SALA DE ESTAR.

A nossa sala de estar é um dos cômodos mais importantes da nossa casa, pois é nela que passamos a maior parte do tempo, recebemos os amigos, celebramos bons momentos e relaxamos. Por isso, decorá-la não é simplesmente empurrar os sofás contra a parede e colocar uma mesa de centro.

 

Confira algumas dicas !!!

 

Escolher a decoração para sua sala de estar deve ter como ponto de partida o planejamento do ambiente. Isso porque não importa o tamanho do cômodo, sempre é possível alinhá-lo de maneira estilosa, prática e confortável.

 

ESCOLHA BEM AS CORES

 

Por se tratar de uma sala de estar, o mais indicado é que as cores predominantes sejam neutras. Em ambientes compactos, o branco, quando usado estrategicamente, traz sensação de amplitude e ainda representa conforto visual para os momentos de descanso depois de um dia de trabalho.

 

 

 

O mais importante, como se trata de um espaço em que todos da casa ficam bastante tempo, é ter o cuidado de não deixá-lo sobrecarregado com muitas cores em conflito e informações em excesso.

 

PENSEM BEM NA CIRCULAÇÃO

 

Isso é um dos pontos primordiais na hora de organizar os móveis dentro de uma espaço. Ninguém quer ficar esbarrando nas outras pessoas ou tropeçar nos móveis ao passar pelo cômodo. Assegure- se de ter sempre um espaço bom entre cada móvel que deixe o caminho livre e permita a livre circulação.

 

ESCOLHENDO OBJETOS

 

Objetos que fogem do comum, sem perder o conforto e a praticidade, são um verdadeiro diferencial para quem deseja uma sala cheia de estilo, então  não hesite   em arriscar.  Também na fase final de decoração, selecione os pequenos espaços que podem ser incrementados com objetos que deixam a proposta apaixonante. Pensem em castiçal de cristal ou cerâmica na mesa de jantar, abajur na mesa de canto e caixas decorativas. A última opção, além de trazer mais elegância e romantismo, também permite deixar tudo mais organizado, pois pode ser usada para guardar documentos, correspondências e até fotos.

 

PENSE EM UMA ÓTIMA ILUMINAÇÃO 

 

Explore a luz do dia que entra por cada janela, use cortinas e venezianas leves e claras, e evite que estantes ou outros móveis bloqueiem a entrada da iluminação.

Depois de estabelecer a luz natural, é hora de pensar na luz artificial. Para a iluminação geral da sala, o ideal é utilizar uma luz difusa que espalha e suaviza a intensidade por todo o ambiente.

 

 

Depois dessas dicas, MÃO NA MASSA! 😉

 

Ler mais navigate_next

10 de outubro de 2022 | EPH Expert

Por essa vocês não esperavam: EPH & HOUSI juntinhas em uma parceria inovadora.

Com toda sua modernidade, sofisticação e atualidade, o conceito de moradia on demand (sob demanda), tem conquistado cada vez mais o espaço no mercado imobiliário com uma estimativa de projeções crescentes. Com todo esse crescimento, estamos sempre de olho nas tendências e inovações, e no mês de Maio, nós da EPH Incorporadora firmamos uma parceria com uma das melhores empresas renomadas nesse estilo  de moradia, a incrível  HOUSI.

 

Sobre a Housi: startup que oferece moradia sob demanda para moradores que desejam um aluguel flexível e 100% online. Desde então, on demand tem como o objetivo  atender a necessidade do mercado, assim como, uma parcela de investidores que têm buscado empreendimentos com esse conceito atualmente.

 

 

SOBRE A PARCERIA

 

Em junho deste ano, a EPH começou a oferecer em seus lançamentos cotas para investidores que desejam adquirir suas unidades por assinaturas. Com isso, a Housi fica com toda a gestão e disponibiliza um aplicativo com uma série de serviços exclusivos para futuros assinantes-moradores. Diante das funções do app, será possível alugar os apartamentos diretamente por lá, sem nenhuma burocracia.

 

Além da facilidade de locação, o app traz também ferramentas que possibilita fazer o controle financeiro, check-in, check-out, segurança jurídica da operação para investidores e manutenção. Mais um ponto positivo do aplicativo entre todos é a maximização do retorno financeiro para quem investiu, permitindo que os apartamentos sejam alugados por curta ou longa duração. 

 

Oferecendo uma série de serviços, a Housi conta com diversas parcerias que agilizam a vida de investidores e incorporadoras. Um exemplo de serviço é o HousiDecor, serviço de grande comercialização dentro da plataforma do startup. Este serviço HousiDecor entrega todo o projeto de arquitetura, decoração e de mobília de acordo com o padrão da marca, deixando-o pronto para locação. Todo esse processo leva um tempo médio de pelo menos  2 meses, assim, entregando o imovel sem nenhuma preocupação para o futuro proprietário contratar diversos profissionais para viabilizar a unidade.

 

CRESCIMENTO DA EPH

 

O acordo realizado com a Housi faz parte do novo plano de crescimento da EPH Incorporadora, que em apenas nos dois últimos anos, lançou mais de 2000 unidades habitacionais, chegando a totalizar R $450 milhões em VGV. Assim, somando toda a expertise no mercado de empreendimentos econômicos e a essência de startup que foi idealizada, a EPH completa 10 anos de fundação, e em sua trajetória a incorporadora já entregou mais de mil unidades habitacionais em grandes cidades como São Paulo, Taboão da Serra, Itapevi e Cajamar. Estimando-se uma base sólida de lançamentos que já ultrapassam os números de R$ 2 bilhões em VGV para os próximos anos.

 

Ler mais navigate_next

30 de setembro de 2022 | EPH Expert

CAIXA IMPLANTA NOVA VERSÃO DO USO DO FGTS PARA PAGAMENTO DE ATÉ 80% DE PARCELAS EM ATRASO DE FINANCIAMENTO HABITACIONAL. 

A Caixa Econômica Federal implantou uma nova regra para a utilização do FGTS, com prazo de encerramento. 

 

A CAIXA, Agente Operador do FGTS, informou a publicação da Circular n° 991/2022, que divulga a nova versão do Manual do FGTS- Utilização na Moradia Própria (MMP).

A nova regra regulamenta o uso dos recursos da conta do FGTS para o pagamento de parte de prestações de financiamentos habitacionais em atraso.

A nova medida teve o início no começo de Maio ( 02/05/2022), e vai até (31/12/2022), o trabalhador poderá utilizar o saldo de suas contas do FGTS para negociar o pagamento de até 80% (conforme previsto no Art.11 da Res.CCFGTS n°994/2021) das prestações de financiamento habitacional em atraso, limite de até 12 parcelas consecutivas ou não.

Passando o período da nova versão, o trabalhador poderá utilizar o saldo de suas contas do FGTS para realizar o pagamento de até 03 prestações em atraso. 

Para as demais regras existentes do uso do saldo, que regulamentam a utilização dos recursos das contas do FGTS para a aquisição da moradia própria, liquidação, amortização ou pagamento de prestações de financiamentos habitacionais permanecem iguais.

CONDIÇÃO DA NOVA REGRA

  • O imóvel deve ser de até R$1,5 milhão.
  • Não possui outro imóvel no município onde trabalha ou reside. 
  • Não pode ter outro financiamento no SFH (Sistema Financeiro de Habitação).
  • O trabalhador precisa ter 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, interrompidos ou não. ( Lembrando que não é necessário estar com contrato de trabalho ativo). 

NÃO SABE COMO SOLICITAR O FGTS ? 

O trabalhador que possui interesse na utilização, deve procurar o banco no qual fez o seu financiamento habitacional e solicitar o uso do FGTS para quitação de até 80% das prestações em atraso com um limite de até 12. 

 

QUITANDO ATÉ 80% DAS PRESTAÇÕES EM ATRASO

O uso do FGTS está sendo permitido para quitar boa parte das prestações decorrentes de financiamento habitacional concedido no Sistema de Financeiro de Habitação (SFH) de até 80 (oitenta) por cento do montante da prestação e por prazo, mínimo, de 12 (doze) meses e só pode efetuar nova utilização para o mesmo fim após o término da operação anterior.

COMPRA DE IMÓVEIS E CONSTRUÇÕES

Para quem deseja comprar ou construir seu próprio imóvel residencial , o saldo do FGTS pode ser utilizado na hora da contratação, como entrada do financiamento ou parte do pagamento do valor total. 

FGTS NA AMORTIZAÇÃO, LIQUIDAÇÃO E PARCELAS 

O uso do FGTS tem várias utilizações, não só para a aquisição do imóvel, os valores da conta podem ser usados para auxiliar o mutuário(a) a quitar a dívida do financiamento de acordo com a sua realidade financeira. 

Agora, para utilizar o saldo do FGTS na amortização ou liquidação de saldo devedor de financiamento o tempo mínimo é de 2 anos , contados a partir da data da última amortização ou liquidação procedida pelo mesmo trabalhador.

Ler mais navigate_next

16 de setembro de 2022 | Minha Casa Minha Vida

Como comprar apartamento usando o programa Casa Verde e Amarela?

O programa Casa Verde e Amarela trata-se de uma alternativa excelente para aquelas pessoas que desejam comprar a sua casa própria de uma maneira que possam realmente pagar e não venham a ter problemas financeiros no futuro.

Mas como é que ele funciona? Quais são os benefícios de usar esse programa?

Para saber tudo sobre o assunto, não deixe de acompanhar esse artigo até o final!

 

Casa Verde e Amarela: O que é esse programa do governo?

O Casa Verde e Amarela é o programa criado pelo Governo Federal (antigo Minha Casa, Minha Vida), cujo objetivo principal é promover o direito à moradia para aquelas famílias que residem em áreas urbanas.

Mais do que isso, o foco do programa são famílias que tenham uma renda mensal que seja de até R$ 7 mil.

São ainda preceitos do programa o desenvolvimento econômico, a maior geração de trabalho e de renda, e também o alcance à elevação dos padrões de habitabilidade e qualidade de vida para a população urbana.

 

Quais são os benefícios de usar o programa Casa Verde e Amarela? 

Agora que você viu o que é o programa, é hora de saber quais são os benefícios de optar por ele para realizar a compra da sua casa própria.

Os principais benefícios do Casa Verde e Amarela são:

 

  • Financiamento totalmente facilitado, com um programa que permite que o pagamento da moradia adquirida seja realizado em até 360 meses

 

  • Taxa de juros reduzida, com os valores ofertados pelo programa sendo bem menores com relação ao que oferece hoje o mercado atual

 

  • O alcance do tão sonhado imóvel próprio, para que as pessoas possam deixar de vez o aluguel e então conquistar a moradia desejada, seja uma casa ou apartamento

 

  • O subsídio oferecido pelo Governo, com uma porcentagem do valor total do imóvel sendo paga pelo próprio Governo Federal

 

Uma outra enorme vantagem do programa Casa Verde e Amarela é que ele permite às famílias usarem o FGTS como forma de abater a dívida obtida no financiamento.

Além disso, ainda é possível fazer uso do FGTS para a amortização das outras prestações dentro de cada 2 anos.

Para que esse saldo do FGTS possa ser utilizado, é essencial que tenha sido feito o recolhimento mínimo previamente por 3 anos.

Além disso, a pessoa não pode ter um financiamento ativo dentro do Sistema Financeiro de Habitação e nem um outro imóvel naquela mesma cidade onde quer comprar o atual.

 

Como é o funcionamento do Programa Casa Verde e Amarela?

O programa Casa Verde e Amarela funciona através da divisão por faixas de renda, com cada uma dessas modalidades existentes possuindo uma taxa de juros próprias e valores de subsídios que são diferentes.

E como é feita essa divisão por faixa de renda? Ela é realizada da seguinte forma:

 

  • Faixa 1,5: nessa faixa, a renda deve ser de no máximo R$ 2.000,00 e o valor do subsídio para a compra do imóvel é de até R$ 47.500,00, variando de acordo com a renda e a região onde fica o imóvel

 

  • Faixa 2: nessa faixa de renda, o valor da renda deve ser até R$ 4.000,00, com um subsídio oferecido pelo governo de até R$ 29 mil, e a variação irá depender de qual seja a renda exata e a região onde fica o imóvel

 

  • Faixa 3: nessa faixa, a renda pode ser de até R$ 7.000,00

 

Além desses requisitos, as regiões Norte e Nordeste são contempladas ainda com uma redução das taxas de até 0,5% para aquelas pessoas que fazem parte da faixa 1,5.

No caso das famílias com renda de R$ 2 mil a R$ 2,6 mil, a redução é de 0,25%.

O objetivo desse tratamento diferenciado proporcionado pelo programa é por essas duas regiões do Brasil apresentarem condições bem menores do que as outras 3, com relação aos índices de desenvolvimento humano (IDH).

Já as distinções existentes entre as faixas acontecem pelo fato da diferença econômica que há entre elas, visto que as pessoas da faixa 3 possuem um poder aquisitivo muito melhor que as famílias das faixas 1,5 e 2.

Ainda sobre isso, apenas as famílias que são de baixa renda que fazem parte da faixa 1,5 é que possuem o direito de renegociar as suas dívidas, visto que esse é o grupo no qual as chances de vir a ter inadimplência são bem maiores.

 

Conclusão

Como você viu, o programa Casa Verde e Amarela é uma ótima alternativa para quem quer comprar um apartamento e não sabe como dar o próximo passo.

Neste texto, você conheceu mais sobre o programa, com ele funciona e ainda os seus benefícios para quem quer realizar o sonho de comprar o primeiro imóvel.

Para você que quer um apartamento de qualidade e ainda com facilidade no pagamento, conte com a EPH Incorporadora, pois vendemos nossos imóveis por meio do programa Casa Verde e Amarela.

Clique aqui e entre em contato com um dos nossos consultores 

Gostou do artigo de hoje sobre como comprar o seu apartamento usando o Casa Verde e Amarela?

 

Ler mais navigate_next

16 de setembro de 2022 | EPH Expert

COMO COMPRAR UM AP SEM SE ENDIVIDAR

 

Saiba alguns passos para conquistar seu apartamento sem se endividar

 

Quando pensamos em comprar um imovel, logo enxergamos um financiamento como única forma de viabilizarmos o sonho da casa própria. Mas por ser de longo prazo a decisão de enfrentar um financiamento deve ser feita com muita calma.

Para você que anda com preocupações em como se planejar para essa compra, não se preocupe. Vamos te ajudar com algumas informações 

 

O primeiro passo para essa aquisição com toda certeza seria organização financeira. É muito importante controlar e saber lidar com os gastos e entender suas necessidades.

Além de controlar os seus gastos, é importante  que você quite as dívidas já ativas, para que você consiga investir com mais calma em um financiamento. Este primeiro passo é essencial, pois quem pretende financiar seu apartamento precisa estar com o nome limpo.

Dica: Busque suas restrições no portal do Serasa.

 

PESQUISE E COMPARE

Quem aqui não adora um desconto, não é ? Por isso na hora de pesquisar sobre financiamento e  apartamento não esteja ansioso, dedique um tempo para garimpar com calma e estudar as melhores taxas, comparando as ofertas apresentadas pelos bancos.

Considera também programas habitacionais como o Casa Verde e Amarela, que é um subsídio oferecido pelo Governo Federal para ajudar famílias de baixas rendas a terem o financiamento da casa própria. Lembrando que o valor varia de acordo com estado e região.

Em qualquer financiamento de longo prazo, cada ponto percentual faz muita diferença, portanto não deixe de olhar com atenção as vantagens dos programas habitacionais como Casa Verde e Amarela e o Financiamento SBPE.

 

 

UMA ENTRADA  MAIOR

A ideia é simples: quanto maior for a entrada, menor será o financiamento e, consequentemente, menor o risco de endividamento. Às vezes pode até ser interessante adiar  um pouco a compra do apê para juntar um valor maior de entrada.

 

 

UTILIZE SEU FGTS

O uso do FGTS no financiamento imobiliário ocorre de três formas: como valor de entrada no imóvel, como amortização no valor total da dívida, ou ainda, se estiver apertado, reduzindo o valor da parcela mês a mês. Para usar, é necessário se encaixar nas regras e solicitar ao banco junto ao pedido de financiamento.

 

 

REALIDADE

Opte por apartamentos em novas localidades e que estejam com condições que cabem no seu bolso, garantindo todas as necessidades da sua família. 

Aproveite todas essas dicas e coloque em prática seu plano de ação para conquistar seu imovel sem se endividar 🙂

 

Ler mais navigate_next
< 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 >