29 de junho de 2018 | Dicas De Compra

Quais as perguntas para fazer ao corretor de imóveis antes de comprar seu imóvel

Em meio à alegria e à emoção da conquista da casa própria, alguns cuidados importantes podem acabar sendo esquecidos.

O corretor de imóveis tem papel fundamental nesse processo, sobretudo, em sanar todas as dúvidas tanto de quem está comprando quanto de quem está vendendo o imóvel.

Este é o papel do corretor: dar todo o respaldo e assessoria necessária antes, durante e depois do processo de compra e venda do bem.

Por essas e outras que é fundamental escolher bem o profissional que irá o auxiliar na realização do seu sonho.

As perguntas certas ao meu corretor de imóveis otimizam o processo

Em meio ao trâmite de compra e venda de um imóvel, há perguntas-chaves que devem ser feitas e que podem evitar não somente futuros transtornos, mas, em especial, a perda de tempo e energia na busca pelo imóvel ideal. São elas:

O que não posso deixar de perguntar ao corretor de imóveis antes de fechar negócio.

Sobre o pagamento:

Quanto custa exatamente o imóvel?

Tem quem anuncie o imóvel sem o valor de comissão do corretor de imóveis, que varia de região para a região e é estipulado pelo Conselho da Classe.

Pergunte se o valor já consta a comissão dele. Caso não conste, se informe sobre o percentual praticado é faça a soma.

Quais são as formas de pagamento que o proprietário aceita?

Não basta o imóvel estar apto para o financiamento bancário se o dono do imóvel não aceita. Pergunte como o dono do imóvel deseja que seja feito o pagamento do patrimônio.

Pergunte se o vendedor aceita proposta

É importante para a negociação saber até onde pode ir, da flexibilidade do proprietário e tudo mais. Isso ajuda muito na realização de bons negócios.

Sobre a documentação do imóvel

Como estão os documentos deste imóvel?

Certifique-se de que os documentos do imóvel estão em dia, principalmente, se a forma de pagamento NÃO for via financiamento bancário. Quando financiado pelo banco, a aprovação do crédito e de todo o processo asseguram que toda a documentação está correta e dentro da lei.

O que diz o contrato de compra e venda

Peça transparência na elaboração do contrato e procure saber exatamente o que ele diz e no que implica o descumprimento de suas cláusulas. Uma por uma. Não assine antes de sanar todas as suas dúvidas.

Sobre os prazos

Quanto tempo leva o processo até eu poder morar na casa nova?

Esta é uma das perguntas mais importantes. Além da ansiedade de se apropriar da tão sonhada casa nova, ter noção dos prazos ajuda na organização e planejamento com a mudança, o pagamento das parcelas, no caso de imóveis financiados, o pagamento do aluguel do imóvel que o potencial comprador ainda mora e tudo mais.

Falando em mudança

Não esqueça de ficar ciente das regras do condomínio, em caso de apartamentos, para fazer a mudança. Há regras de silêncio que devem ser respeitadas. Evite transtornos sempre, principalmente, nos primeiros dias na casa nova.

Sobre a vizinhança

A infraestrutura do bairro

Como é o ir e vir do seu futuro endereço, o que o bairro oferece de serviços, por exemplo. Supermercado, farmácia, escolas… onde ficam? Procure saber um pouco mais sobre a localização, fator decisivo na escolha do novo endereço.

Condomínio e demais taxas

Se o novo endereço for um apartamento ou em condomínio privativo de casas, é importante saber o valor da taxa de condomínio e o que ela contempla. Não esqueça de consultar o IPTU do imóvel. Se tem taxas extras sendo aplicadas no momento da compra ou previstas, quais e quanto custam cada uma delas.

Esses dados são importantíssimos para o seu planejamento financeiro, partindo da premissa de que são custos fixos. Também é pertinente se informar sobre consumo individualizado de gás e água ou se há rateio.

Garagem

As vagas são coletivas, presas, têm para todo mundo?

Essas são perguntas importantes e pertinentes ao corretor de imóveis, mas não hesite em questioná-lo sempre que surgir uma nova dúvida.

Alguma questão importante que merece destaque por aqui? Deixe nos comentários.

admin

12 de setembro de 2021 | Dicas de Compra

Conceito ESG

Uma prática EPH

Todo começo de mês traz suas reflexões: quanto você planejou e quanto ainda  vai executar nos próximos 4 meses que encerram o ano? Para nós, planejamento é algo que precisa sair do papel. O conceito ESG, por exemplo, tem ganhado destaque nos últimos anos e tem engajado empresas. ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente. Isso porque construímos hoje o futuro que deixaremos para nossos filhos amanhã. Ter consciência é o primeiro passo, implementar ações por um mundo sustentável é imediato para nós. 

A EPH busca construir empreendimentos mais eficientes, confortáveis e com menor impacto ambiental – que são as consequências naturais da aplicação da metodologia BIM.

BIM é uma ferramenta feita para olhar para além da modelagem 3D em um projeto, com ela temos um enorme potencial para se obter vantagens em termos de sustentabilidade, porque entre outras coisas ela minimiza o desperdício de materiais e resíduos desnecessários. 

A #EPH tem orgulho em construir hoje o seu amanhã.

 

Ler mais navigate_next

24 de agosto de 2021 | Dicas de Compra

EPHDECORA: Vasos suspensos

Chega de furos no teto e paredes

Se você é da turma que se tornou o que mais temia: “um apreciador de plantas” esse post é pra você.

Além de decorar o ambiente, elas têm o poder de renovar as energias da casa. Deixar tudo mais bonito é só uma consequência. 

Porém, quem mora em apartamento sabe que às vezes é difícil encontrar lugar para elas e os furos nas paredes e no teto também podem ser um problema. Por isso, o #EPHDECORA de hoje preparou uma galeria com 7 dicas e idéias em vasos suspensos para garantir que você decore a sua casa sem dificuldades. Confira!

 

Ler mais navigate_next

22 de julho de 2021 | Dicas de Compra

EPH Decora: Cozinha Pequena

É um problema? Claro que não e temos a solução.

Seu sonho não termina na conquista da casa própria, nesse momento ele está começando, e a #EPHDECORA te ajuda com dicas de decoração úteis e práticas para te ajudar. Você sabia que escolher bem os móveis e os objetos que compõem o lar é fundamental para o bem-estar da sua família? Decorar uma cozinha, especialmente as pequenas, é um desafio.

Afinal, o ambiente possui eletrodomésticos que por si só ocupam bastante espaço. Além disso, o cômodo necessita ser muito bem aproveitado, senão fatalmente você sentirá falta de espaço.

A boa notícia é que, com alguns truques simples, é possível ter uma cozinha pequena bonita, organizada e aconchegante. Para isso, é essencial utilizar o espaço como um todo — incluindo o teto.

Se não sabe por onde começar, fique tranquilo! Confira as dicas que a #EPHDECORA preparou pra você. 

 

Ler mais navigate_next