21 de maio de 2018 | Dicas de Decoração

Dicas e ideias para cozinhas americanas em apartamentos pequenos.

A integração dos espaços é uma tendência mundial da arquitetura moderna e a cozinha americana, em conceito aberto, é o carro-chefe.

Perfeita para todos os imóveis, mas ideal para os apartamentos pequenos, ela ganha em charme e praticidade. Além da maior integração entre moradores e convidados, ela também amplia o espaço e agrega valor estético e econômico ao imóvel. Mas é claro que, como tudo na vida, as cozinhas americanas em apartamentos pequenos também têm desvantagens. Conheça os dois lados desta moeda agora e faça a sua escolha!

Cozinhas americanas em apartamentos pequenos: por que ter

Recordistas de pedidos a arquitetos e pedreiros na hora da reforma, as cozinhas americanas em apartamentos pequenos são encontradas em 3 principais tipos.

Quando é totalmente integrada à sala, todas as paredes que fazem divisão com este cômodo são eliminadas. Nesses casos, é comum usar uma mesa para os dois ambientes, onde são feitas todas as refeições.

Já quando são parcialmente integradas com marcenaria, a divisão é feita com um balcão de madeira. Ali, com banquetas altas, costumam ser realizadas as refeições.

As cozinhas americanas em apartamentos pequenos também podem ser feitas utilizando apenas alvenaria, material no qual é feito o balcão com tampo de granito. Esse é o modelo mais utilizado atualmente.

Vantagens:

Há várias vantagens nesse tipo de ambiente. Um deles é a integração do anfitrião e os convidados. Assim, também, quem está cozinhando pode interagir com as pessoas da sala, assistir à TV, passar o olho nas crianças.

Por outro lado, os ambientes ficam mais amplos, dando a impressão de que o apartamento é maior.

Outra vantagem é que, com a quebra da parede divisória com a sala, a cozinha ganha em iluminação natural.

Desvantagens:

Mas é claro que as cozinhas americanas em apartamentos pequenos também têm desvantagens. Uma delas é que toda a casa acaba ficando com o cheirinho da comida que está no fogo. Isso é particularmente ruim quando se está fazendo pratos fritos. Nada que uma boa coifa não resolva, é claro.

Outra desvantagem é que o espaço para os móveis da cozinha fica reduzido. Dependendo do tipo da cozinha, é possível que fique apenas com um móvel sob a pia e o espaço da parede de cima para armários aéreos.

Por outro lado, como visualmente a cozinha está sempre disponível, o ideal é que ela esteja também sempre bem arrumada. Então nada de deixar a louça na pia para o dia seguinte.

Mas não esqueça: antes de chamar o pedreiro, consulte a planta da casa para verificar se a parede é ou não estrutural. Se for, ela não poderá ser removida.

Dicas de decoração para uma cozinha linda

O ideal é que a decoração da cozinha e da sala estejam alinhadas, para dar a sensação de unidade. Uma boa estratégia é unificar o piso da sala e da cozinha, dando a percepção de continuidade.

Para dar uma sensação ainda maior de leveza e amplitude, use cores claras, que também ajudam a refletir a iluminação natural. Pontue suas cores preferidas em detalhes, como ladrilhos hidráulicos ou pastilhas ou em acessórios de cozinha.

Iluminação deve ser caprichada

Capriche na iluminação dos dois ambientes (sala e cozinha). Além da luz direta no teto, spots e luminárias pendentes em cima do balcão dão um clima bastante aconchegante. Uma opção bastante utilizada são as mangueiras de LED colocadas abaixo do armário aéreo, em cima da pia ou abaixo do tampo do balcão.

Para deixar a bancada mais moderna e estilosa, um mosaico de ladrilhos ou ladrilhos hidráulicos é uma ótima opção. Combinada aos tons claros e tampo de madeira, cria-se um aspecto rústico-chique ao ambiente. Se optar pelo tampo de granito ou mármore, procure uma pedra de tom claro e neutro.

Como o espaço das cozinhas americanas em apartamentos pequenos é reduzido, uma ótima ideia são os móveis planejados. Eles aproveitam cada pedacinho, são mais bonitos e muito mais funcionais do que os prontos. Você pode fazer um orçamento completo e sem compromisso no nosso parceiro Valcenter, sabia?

Gostou das nossas ideias? Compartilhe suas sugestões com a gente aqui nos comentários!

admin

12 de setembro de 2021 | Dicas de Compra

Conceito ESG

Uma prática EPH

Todo começo de mês traz suas reflexões: quanto você planejou e quanto ainda  vai executar nos próximos 4 meses que encerram o ano? Para nós, planejamento é algo que precisa sair do papel. O conceito ESG, por exemplo, tem ganhado destaque nos últimos anos e tem engajado empresas. ESG é um conjunto de padrões e boas práticas que visa definir se a operação de uma empresa é socialmente consciente. Isso porque construímos hoje o futuro que deixaremos para nossos filhos amanhã. Ter consciência é o primeiro passo, implementar ações por um mundo sustentável é imediato para nós. 

A EPH busca construir empreendimentos mais eficientes, confortáveis e com menor impacto ambiental – que são as consequências naturais da aplicação da metodologia BIM.

BIM é uma ferramenta feita para olhar para além da modelagem 3D em um projeto, com ela temos um enorme potencial para se obter vantagens em termos de sustentabilidade, porque entre outras coisas ela minimiza o desperdício de materiais e resíduos desnecessários. 

A #EPH tem orgulho em construir hoje o seu amanhã.

 

Ler mais navigate_next

24 de agosto de 2021 | Dicas de Compra

EPHDECORA: Vasos suspensos

Chega de furos no teto e paredes

Se você é da turma que se tornou o que mais temia: “um apreciador de plantas” esse post é pra você.

Além de decorar o ambiente, elas têm o poder de renovar as energias da casa. Deixar tudo mais bonito é só uma consequência. 

Porém, quem mora em apartamento sabe que às vezes é difícil encontrar lugar para elas e os furos nas paredes e no teto também podem ser um problema. Por isso, o #EPHDECORA de hoje preparou uma galeria com 7 dicas e idéias em vasos suspensos para garantir que você decore a sua casa sem dificuldades. Confira!

 

Ler mais navigate_next

22 de julho de 2021 | Dicas de Compra

EPH Decora: Cozinha Pequena

É um problema? Claro que não e temos a solução.

Seu sonho não termina na conquista da casa própria, nesse momento ele está começando, e a #EPHDECORA te ajuda com dicas de decoração úteis e práticas para te ajudar. Você sabia que escolher bem os móveis e os objetos que compõem o lar é fundamental para o bem-estar da sua família? Decorar uma cozinha, especialmente as pequenas, é um desafio.

Afinal, o ambiente possui eletrodomésticos que por si só ocupam bastante espaço. Além disso, o cômodo necessita ser muito bem aproveitado, senão fatalmente você sentirá falta de espaço.

A boa notícia é que, com alguns truques simples, é possível ter uma cozinha pequena bonita, organizada e aconchegante. Para isso, é essencial utilizar o espaço como um todo — incluindo o teto.

Se não sabe por onde começar, fique tranquilo! Confira as dicas que a #EPHDECORA preparou pra você. 

 

Ler mais navigate_next